terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pescaria de Costão

"A pesca em costão é uma modalidade executada em zonas rochosas do nosso litoral. O material de pesca deve ser sempre equilibrado para esta atividade e deve sempre estar localizado acima da marca da maior maré, evitando, assim possíveis acidentes. Em relação ao equipamento, o tipo de ambiente será o definidor, considerando o tipo de arrebentação, fundo, etc. De uma forma geral, deve-se ter uma vara de 2 a 3,5 metros de comprimento e molinete ou carretilha de porte médio. É indicado o uso de um arranque de 5 metros de comprimento de linha 0,50mm. O empate deve ser preparado da seguinte maneira: na extremidade do arranque deve-se prender um distorcedor; do distorcedor devem partir 2 linhas (uma linha 0,35mm e comprimento de 60 cm para a chumbada e outra linha de 0,50mm com 30 cm de comprimento com o anzol. Este empate é importante para garantir a preservação do peixe caso a chumbada agarre nas pedras); o chumbo deve ser de bordas arredondadas pois essa forma dificulta prender nas pedras."
Este texto foi copiado da internet e se refere a pesca com iscas naturais e serve para alertar que devemos sempre estar disponiveis para novas experiências.
Após o ocorrido em Busca Vida, quando a Guaricema fez o que quiz e nós (Sérgio e eu)sem saber o que fazer, comecei a pesquisar sobre pesca com iscas artificias. Decobri que existe uma modalidade de pescaria
chamada "Pesca de Costão" que é nada mais nada menos que pescar em cima das pedras. É uma pescaria legal, más requer alguns cuidados, principalmente para quem já passou dos 50 quando a agilidade e os reflexos não são mais os mesmos pois, ficamos em cima de pedras escorregadias e o acesso nem sempre é fácil, diferente do conforto da Pesca de Praia.
Prós e Contras
Como tudo na vida, existem os prós e os contra, e na pesca não é diferente. Neste paragrafo, passarei para voces, as dificuldades que encontrei até agora.
Prós
Pouca tralha, em comparação a Pesca de Praia, quase nenhuma. Com uma vara pequena, um molinete entre 4000 e 5000 e uma Rapala, voce pode capturar um Xareu deste que o Edson pegou.
A piscosidade é bem maior que na da Pesca de Praia
Praias ficam mais proximas, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba Boca do Rio, Plakaford ou qualquer outra que haja a possibilidade do peixe encostar, o que não é dificil.
Voce não tem contato com a areia, nem com iscas naturais que nem sempre estão cheirando bem e voce só sabe disto quando chega em casa e te dizem: "Voce está fedendo a peixe, não toque em nada antes de tomar banho."
Não depende muito das condições do tempo, dá para pescar até com chuva, o que é uma exelente opção para o inverno.
Contras
Dificilmente voce estará só ou apenas com seus amigos em um bom pesqueiro, falta privacidade para um papo mais sério, a distância entre os pescadores é pequena.
Se voce quiser leva uma mochila ou sacola, existe a preocupação de onde botar, voce olha ao redor e não sente segurança para deixar seus pertences longe de voce, tem todo tipo de gente.
Sinto falta de minha cadeira de praia, meu isopor com agua gelada.
Voce deve estar sempre atento com as ondas, evite ficar na beirada de pedras, nunca dê as costas para o mar, uma onda pode bater nas pernas e te derrubar dentro da agua, não é nescessário falar do perigo que é uma queda destas.
Os oculos fazem parte do equipamento de segurança, pois as vezes é nescessário recolher a isca com extrema velocidade, o que faz ela se projetar para fora agua em sua direção, aconteceu comigo.
Bem espero que esta postagem, tenha servido de incentivo para voces pois estou sem parceiros para esta modalidade de pesca.
Alô Sérgio e Gustavo, esta foi uma direta para voces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário